Mau hálito | OrtodontistaCuritiba

Atualizado: há 7 dias

Halitose é o termo médico utilizado para descrever os maus odores exalados na respiração. A halitose é uma das causas mais frequentes a que se procura o dentista.

Vem logo após a cárie dentária e a doença das gengivas. Em geral, a halitose pode ser de origem sistêmica ou de origem bucal.

A halitose originada na boca pode ser causada por: doença periodontal, cáries, restaurações quebradas ou ainda dente do siso semi eclodido o que pode formar uma bolsa que retém restos alimentares.

halitose de origem sistêmica pode resultar da garganta / nariz / distúrbios do ouvido, doenças pulmonares, doenças intestinais e doenças metabólicas.

A halitose sistêmica deve ser diferenciada da halitose bucal, que é exclusivamente causada por distúrbios na cavidade bucal.

Esta distinção é importante, uma vez que o tratamento apropriado é diferente para cada caso.

A halitose pode ser causada por:

Tabaco: Os produtos do tabaco causam seus próprios tipos de odor na boca. Além disso, eles aumentam as chances de doenças gengivais e cancer bucal, que também podem causar mau hálito.

• Alimentos: A quebra de partículas de alimentos presas nos dentes pode causar odores. Alguns alimentos como cebola e alho também podem causar mau hálito. Depois de digeridos, seus produtos de degradação são transportados no sangue para os pulmões, onde podem afetar a respiração.

Boca seca: A saliva limpa naturalmente a boca. Se a boca estiver naturalmente seca ou seca devido a uma doença específica, como a xerostomia, os odores podem se acumular.

• Higiene dental: A escovação e o uso do fio dental garantem a remoção de pequenas partículas de alimentos que podem se acumular e se decompor lentamente, produzindo odor. Um filme de bactérias chamado placa se acumula se a escovação não for regular. Esta placa pode irritar as gengivas e causar inflamação entre os dentes e as gengivas chamada periodontite. Dentaduras que não são limpas regularmente ou adequadamente também podem abrigar bactérias que causam halitose.

• Dietas radicais: Programas de jejum e alimentação com baixo teor de carboidratos podem produzir halitose. Isto é devido à quebra de gorduras produzindo substâncias químicas chamadas cetonas. Essas cetonas têm um aroma forte.

• Medicamentos: Certos medicamentos podem reduzir a saliva e, portanto, aumentar os odores. Outras drogas podem produzir odores à medida que se decompõem e liberam substâncias químicas na respiração. Exemplos incluem nitratos usados ​​para tratar angina, alguns produtos químicos quimioterápicos e alguns tranquilizantes, como fenotiazinas. Indivíduos que tomam suplementos vitamínicos em grandes doses também podem ser propensos ao mau hálito.

Condições da boca, nariz e garganta: às vezes, pequenas pedras cobertas de bactérias podem se formar nas amígdalas na parte de trás da garganta e produzir odor, os chamados cáseos amigdalianos. Além disso, infecções ou inflamações no nariz, garganta ou seios nasais podem causar halitose.

• Corpo estranho: O mau hálito pode ser causado se tiver um corpo estranho alojado na cavidade nasal, principalmente em crianças.

• Doenças: Alguns tipos de câncer, insuficiência hepática e outras doenças metabólicas podem causar halitose, devido às misturas específicas de produtos químicos que produzem. A doença do refluxo gastroesofágico ( DRGE ) pode causar mau hálito devido ao refluxo regular dos ácidos estomacais.

Causas mais raras de mau hálito | OrtodontistaCuritiba

Como mencionado anteriormente, o motivo mais comum para o mau hálito é a higiene bucal, mas outras situações também podem ser culpadas.

Causas mais raras de mau hálito incluem:

Cetoacidose: Quando os níveis de insulina de uma pessoa com diabetes são muito baixos, seus corpos não podem mais usar açúcar e começam a usar as reservas de gordura. Quando a gordura é quebrada, as cetonas são produzidas e acumuladas. As cetonas podem ser venenosas quando encontradas em grande número e produzem um odor característico e desagradável no hálito. A cetoacidose é uma condição séria e potencialmente fatal.

• Obstrução intestinal: a respiração pode cheirar a fezes se houver um período prolongado de vômito, especialmente se houver obstrução intestinal.

• Bronquiectasia: Esta é uma condição de longo prazo em que as vias aéreas se tornam mais largas do que o normal, permitindo um acúmulo de muco que leva ao mau hálito.

• Pneumonia por aspiração: Um inchaço ou infecção nos pulmões ou vias aéreas devido à inalação de vômito, saliva, alimentos ou líquidos.

Sintomas

O odor específico do hálito pode variar dependendo da causa do problema. É melhor pedir a um amigo próximo ou parente para medir seu odor bucal, pois pode ser difícil avaliá-lo sozinho.

Se ninguém estiver disponível, uma maneira de verificar o odor é lamber o pulso, deixá-lo secar e depois cheirá-lo.

Um mau cheiro nesta área do pulso provavelmente sugere que você tem halitose.

Alguns indivíduos estão preocupados com a respiração, embora possam ter pouco ou nenhum odor na boca. Essa condição é chamada de halitofobia e pode levar a um comportamento obsessivo de limpeza da boca.

Tratamentos caseiros

• Escovar os dentes: Certifique-se de escovar pelo menos duas vezes por dia, de preferência após cada refeição.

• Fio dental: O uso do fio dental reduz o acúmulo de partículas de alimentos e placa entre os dentes. A escovação limpa apenas cerca de 60% da superfície do dente.

• Dentaduras limpas: Qualquer coisa que entrar em sua boca, incluindo dentaduras, pontes ou protetores bucais, deve ser limpa conforme recomendado diariamente. A limpeza evita que as bactérias se acumulem e sejam transferidas de volta para a boca. Mudar a escova de dentes a cada 2 a 3 meses também é importante por razões semelhantes.

• Escovar a língua: Bactérias, alimentos e células mortas geralmente se acumulam na língua, especialmente em fumantes ou naqueles com boca particularmente seca. Um raspador de língua é útil. Mau hálito | OrtodontistaCuritiba Centro Cívico Curitiba.