A HIGIENE DO SEU APARELHO ORTODÔNTICO | OrtodontistaCuritiba

Atualizado: 8 de mar. de 2022

INSTRUÇÕES DE HIGIENE

É muito importante escovar os dentes e as gengivas após cada refeição.

É importante ao menos uma escovação criteriosa ao dia, dê preferência pela escovação da noite antes de ir para cama.

O uso de enxaguante bucal só é necessário uma ou duas vezes ao dia. Outras vezes, a limpeza apenas com a escova e pasta é suficiente.

O uso de fio dental ou escova interdental é necessária uma vez ao dia, de preferência à noite.

Se você não conseguir escovar os dentes após uma refeição, certifique-se de enxaguar bem a boca com água.

É muito conveniente levar sempre com você um kit de higiene bucal.

A ação mecânica da escova é o que solta o filme bacteriano e os restos de comida que ficam após cada refeição.

O filme bacteriano é pegajoso que se acumula nos dentes ao longo do tempo e é composto de bactérias, restos de comida e saliva.

Quando o filme bacteriano e os restos alimentares são deixados nos dentes e ao redor dos braquetes, podem, com o tempo, causar o desenvolvimento de cáries, inflamação das gengivas, mau hálito e muitas vezes até manchas permanentes nos dentes.

Uma escova de cerdas macias convencional fará um bom trabalho. Por outro lado, se você tem ou deseja obter uma escova de dentes elétrica, ela também dará excelentes resultados.

A escova de dentes ou a ponta da escova elétrica precisarão ser trocadas com um pouco mais de frequência do que o normal, pois os componentes do aparelho desgastarão as cerdas mais rapidamente.