Como Tratar o Bruxismo | OrtodontistaCuritiba

Atualizado: 19 de set. de 2023

Bruxismo é uma desordem funcional que é caracterizada pelo ranger e/ou apertamento dos dentes durante o sono ou ainda mesmo durante o dia. Este apertamento pode provocar o desgaste e amolecimento dos dentes. Casos mais graves podem causar perdas ósseas nos maxilares, retrações gengivais e degeneração da articulação da mandíbula.

Descubra o que faz você ranger os dentes

Apesar de essa condição (também conhecida como bruxismo) não ter necessariamente apenas uma causa, os médicos já identificaram vários fatores que podem fazer você ranger os dentes durante o dia ou à noite, incluindo:

O bruxismo (ranger dos dentes) tem origem multifatorial e diversas situações podem fazer você ranger os dentes tanto durante o dia como durante à noite ou ainda ambos:

- Nascimento de dentes em crianças (bruxismo infantil).

- Emoções desagradáveis (stress, frustração, raiva, ansiedade).

- Personalidades supercompetitiva ou superagressivo.

- Hábitos compulsivos, usados em situações de stress.

- Complicações do sono, inclusive a apneia do sono.

- Complicações causadas por doenças como: Parkinson e *Doença de Huntington.

*A doença de Huntington é uma doença hereditária, que se inicia com abalos ou espasmos ocasionais e, depois, evolui para movimentos involuntários mais pronunciados (coreia e atetose), deterioração mental e morte.

Cuide dos dentes

Se o bruxismo crônico estiver causando muita dor no maxilar, o melhor a fazer é consultar um dentista para saber que estratégias você pode adotar a fim de parar de ranger os dentes ou pelo menos reduzir os efeitos colaterais.

- Use um protetor bucal, também chamado de aparelho descompressor. Existem descompressores específicos tanto para quem tem bruxismo noturno como para quem tem bruxismo diurno.

O descompressor manterá os dentes separados reduzindo a dor e os danos causados pelo ranger.

- Trate o desalinhamento dos dentes. O bom posicionamento dos dentes equilibra as forças na boca evitando danos aos dentes. O tratamento ortodôntico nestes casos é imprescindível. Para casos extremos onde há desproporções ósseas o ortodontista poderá indicar cirurgia ortognática para remodelar as bases ósseas.

- Faça exames odontológicos rotineiramente. Quando há o monitoramento preventivo muitos danos maiores poderão ser prevenidos, atenuando o bruxismo e evitando dores nos maxilares e desgastes nos dentes.

Cuide do que causa o bruxismo.

Prevenção - tratamento do bruxismo
Atividades Físicas

Se você notar emoções como ansiedade, nervosismo e stress, estas emoções podem estar causando ou vir a causar o bruxismo, que por sua vez provoca dor extrema na mandíbula que irradia para as regiões temporais, sendo facilmente confundidas com dor de ouvidos.

- Exercícios físicos vigorosos podem controlar o stress ou ainda a meditação.

- A terapia pode ajudar a abordar os problemas de ansiedade, raiva, nervosismo ou stress.

- Para casos extremos pode-se recomendar medicação, embora não sejam o tratamento de eleição certos medicamentos prescritos como relaxantes musculares podem ajudar a aliviar a tensão e tratar a dor.

Faça mudanças no seu estilo de vida.

Na maioria das vezes o bruxismo pode estar relacionado ao stress e/ou à ansiedade.

Mudar o estilo de vida pode diminuir a incidência do bruxismo ou ainda ajudar na prevenção.

- Tente controlar o stress. Encontre algo que ajude você a ficar mais relaxado: seja meditando, ouvindo música calmante, exercícios vigorosos ou tomar um banho relaxante. Pratique esta atividade diariamente.

- Evite cafeína ou outros estimulantes, principalmente depois do almoço. Alguns suplementos possuem fortes estimulantes, uma vez identificados deixe de usá-los. Evite ficar vendo tv até tarde da noite, ou ainda ficar no celular ou computador. Procure ter atividades leves antes de dormir desenvolvendo uma rotina saudável: tomar um chá relaxante, um banho relaxante, um pijama confortável e uma boa leitura antes de ir para cama.