Voar Pode Causar Dor de Dente? | OrtodontistaCuritiba

Atualizado: 26 de abr. de 2022

A barodontalgia, anteriormente conhecida como aerodontalgia, é a dor de dente causada por uma mudança na pressão ambiente.

A dor geralmente para quando se retorna ao nível do solo.

O barotrauma dentário é uma condição na qual as mudanças da pressão barométrica causam danos aos dentes.

As vítimas mais comuns são os mergulhadores, haja vista que mergulhos profundos as pressões podem aumentar em várias atmosferas, e viajantes / tripulantes de voos devido às mudanças rápidas de pressão.

Durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de um décimo das tripulações americanas tiveram um ou mais episódios de barodontalgia.

Em um estudo recente, 8,2% dos tripulantes da Força Aérea Israelense relataram pelo menos um episódio de barodontalgia.

A barodontalgia é um sintoma de problemas dentários que se manifesta durante a mudança de pressão.

Na verdade, as patologias orais mais comuns foram relatadas como possíveis fontes de barodontalgia: cárie dentária, restauração dentária defeituosa, necrose pulpar, periodontite apical, bolsas periodontais, e cistos de retenção na mucosa.

Não se pode confundir a barodontalgia que envolve os dentes com a barosinusite ou otite média de aviador.

Essas duas condições são geradas por mudanças de pressão, em vez de um pico relacionado à pressão de condições pré-existentes.

As dentições no arco maxilar e mandibular são igualmente afetadas em voo, mas no mergulho, a dentição no arco maxilar foi mais afetada do que a dentição no arco mandibular, o que pode indicar um papel mais importante para a patologia do seio maxilar na barodontalgia do mergulho.

Não há como negar que uma dor de dente é uma experiência desconfortável e dolorosa, mas voar com aquele dente dolorido acrescenta uma nova dimensão de dor.

Em vôo, a pressão do ar de um avião muda continuamente desde o momento em que decola até pousar.